segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pressão osmótica



  1. PUCRS - O citoplasma celular é composto por organelas dispersas numa solução aquosa denominada citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que a água desempenha no citosol, qual NÃO está correta?
    a) Participa no equilíbrio osmótico.
    b) Catalisa reações químicas.
    c) Atua como solvente universal.
    d) Participa de reações de hidrólise.
    e) Participa no transporte de moléculas. 
  2. FATEC - O experimento representado na figura a seguir deve ser analisado em relação ao fenômeno osmose
    Com relação a esse experimento são formuladas três hipóteses:
    I. A pressão osmótica tem sentido de A para B.
    II. A proteína com certeza passa de B para A, uma vez que a membrana semipermeável deixa passar soluto. 
    III. Após um certo tempo, não haverá variação do volume de água no lado B, pois é um sistema aberto. 
    Assinale a alternativa que classifica corretamente cada hipótese como provável (+) ou improvável (-). 
    a) I. (+), II. (-), III. (-) 
    b) I. (-), II. (+), III. (-) 
    c) I. (-), II. (-), III. (+) 
    d) I. (+), II. (+), III. (+) 
    e) I. (-), II. (-), III. (-) 
  3. CESGRANRIO - O aparelho representado na figura a seguir possui no interior do tubo de vidro, de extremidade inferior afunilada, uma solução concentrada de sacarose (xarope) separada da água contida no recipiente externo por uma membrana semipermeável. De acordo com os princípios de osmose, podem ser tiradas as seguintes conclusões:
    I. É a passagem de água do recipiente externo para o interior do tubo que provoca a elevação da coluna de xarope a um nível que está acima do nível da água no recipiente externo.
    II. A altura da coluna líquida no interior do tubo depende tão somente da pressão atmosférica que se exerce sobre a superfície ampla do recipiente externo compensando a maior densidade da solução do açúcar na coluna do xarope.
    III. A diferença entre a altura da coluna liquida no interior do tubo e o nível de água no recipiente externo é proporcional à diferença de concentração da água em cada lado da membrana e é uma medida indireta da pressão osmótica.
    Assinale:
    a) Se somente I estiver correta.
    b) Se somente II estiver correta.
    c) Se somente III estiver correta.
    d) Se somente I e II estiverem corretas.
    e) Se somente I e III estiverem corretas. 
  4. PUCRJ - Três funis, contendo substâncias diferentes, porém em mesmas quantidades, foram colocados em um recipiente com uma determinada solução. Após algum tempo, o nível das substâncias no interior dos funis mostrava-se como no esquema abaixo:

    Com base nestes dados, podemos afirmar que a concentração da solução no recipiente é:
    a) 0,5 %         b) 1,0 %         c) 1,5 %         d) 2,0 %        e) 2,5 % 
  5. UFRJ - Na membrana citoplasmática existe uma proteína que faz o transporte ativo (com gasto de ATP) de Na+ para fora da célula.
    Outro tipo de proteína da membrana funciona como uma espécie de portão que pode abrir ou fechar, permitindo ou não a passagem do Na+. Com o portão fechado, o Na+ acumula-se do lado de fora da célula, o que aumenta a pressão osmótica externa, compensando a grande concentração de soluto orgânico no citoplasma. Isso evita a entrada excessiva de água por osmose.
    a) Que estrutura celular torna menos importante essa função de equilíbrio osmótico do Na+ nas células vegetais? Justifique sua resposta.  # A parede celular de celulose. A elasticidade da celulose faz com que ela, quando distendida pela entrada de água, exerça uma pressão no sentido contrário, bombeando a água para fora - pressão de turgência. Quando essa pressão iguala a pressão osmótica, a água pára de entrar.
    b) Entre as duas proteínas descritas, qual delas permite o movimento do Na+ a favor do seu gradiente de concentração? Justifique.  # A proteína do portão de Na+. Como o Na+ acumula-se do lado extra-celular, a abertura desse portão permite a difusão do Na+ para o compartimento intracelular. 
  6. UERJ - Certos vegetais apresentam apenas um único tipo de abastecimento de água. Tal mecanismo é baseado em fenômenos osmóticos, que envolvem uma pressão de sucção no interior da célula (Si), uma pressão de membrana (M) e uma pressão de difusão (SC). O esquema a seguir, que representa uma planta parcialmente mergulhada na água, mostra o fenômeno.
    Esses vegetais pertencem ao seguinte grupo:
    a) briófitas
    b) pteridófitas
    c) angiospermas
    d) gimnospermas  
  7. FUVEST - Qual a alternativa que indica a sequência que leva ao fechamento dos estômatos?
    a) concentração do suco vacuolar - AUMENTA pressão osmótica do vacúolo - AUMENTA movimento da água na célula estomática - ABSORVE
    b) concentração do suco vacuolar - AUMENTA pressão osmótica do vacúolo - AUMENTA movimento da água na célula estomática - ELIMINA
    c) concentração do suco vacuolar - AUMENTA pressão osmótica do vacúolo - DIMINUI movimento da água na célula estomática - ABSORVE
    d) concentração do suco vacuolar - DIMINUI pressão osmótica do vacúolo - DIMINUI movimento da água na célula estomática - ELIMINA
    e) concentração do suco vacuolar - DIMINUI pressão osmótica do vacúolo - AUMENTA movimento da água na célula estomática - ABSORVE  
  8. FUVEST - Quando as células clorofiladas de uma planta estão no escuro, o CO‚ que nelas se acumula torna ácido seu meio interno. Em meio ácido, a enzima fosforilase favorece a transformação de glicose, solúvel, em amido, menos solúvel. Em meio alcalino, a fosforilase favorece a conversão de amido em glicose. Se colocarmos essas células em ambiente bem iluminado, o valor de sua pressão osmótica (sucção interna)
    a) aumenta.
    b) diminui.
    c) não se altera.
    d) torna-se negativo.
    e) torna-se zero. 
  9. PUCRS - Se a liberação de um grande volume de esgoto industrial alterar a pressão osmótica da água de um pequeno reservatório de água doce, seus peixes poderão morrer em decorrência da
    a) hipertermia.
    b) asfixia.
    c) hipotermia.
    d) inanição.
    e) desidratação.
  10. FUVEST - Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esses elementos são indispensáveis à vida de uma planta?
    a) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucleicos e proteínas;
    Fósforo - É constituinte de ácidos nucleicos e proteínas;
    Potássio - É constituinte de ácidos nucleicos, glicídios e proteínas.
    b) Nitrogênio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular;
    Fósforo - É constituinte de ácidos nucleicos;
    Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.
    c) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucleicos e proteínas;
    Fósforo - É constituinte de ácidos nucleicos;
    Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.
    d) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucleicos  glicídios e proteínas; Fósforo - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular; Potássio - É constituinte de proteínas.
    e) Nitrogênio - É constituinte de glicídios;
    Fósforo - É constituinte de ácidos nucleicos e proteínas;
    Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular. 
  11. FGV - Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem, correta e respectivamente, os espaços do texto.
    Com o auxílio de uma lupa, um aluno observou que os pulgões que parasitavam os brotos e botões florais de uma determinada planta o faziam introduzindo o estilete de seu aparato bucal no tecido vegetal. Observou ainda que uma gotícula era expelida pelo ânus do pulgão. Intrigado, o estudante realizou o seguinte experimento: enquanto o pulgão se alimentava, matou-o com éter e separou o corpo da cabeça, tomando o cuidado para que o estilete do aparato bucal permanecesse enfiado no tecido vegetal. Observou que gotículas continuavam sendo expelidas pela porção final do estilete.
    Este experimento demonstrou que o estilete atingiu o _______ e que, no tecido parasitado pelo pulgão, a pressão osmótica é ________ que nas folhas adultas.
    a) floema ... menor
    b) floema ... maior
    c) xilema ... menor
    d) xilema ... maior
    e) xilema ... a mesma 
  12. UFRRJ - A pressão sanguínea nos capilares é imprescindível para a saída de água para os tecidos. Essa saída leva gases e substâncias para as células adjacentes. No final do capilar, a pressão é baixa, mas a pressão osmótica do sangue é alta, e parte da água retorna aos capilares e à circulação sistêmica.
    Sabendo que nem todo o líquido que extravasa para os tecidos retorna ao capilar, podemos afirmar que o acúmulo de líquido nos tecidos é evitado pela
    a) ação de válvulas venosas, que impulsionam o sangue para o coração.
    b) drenagem dos líquidos intersticiais pelo sistema linfático.
    c) pressão hidrostática dos vasos, que é restabelecida no final do capilar.
    d) pressão osmótica dos tecidos, que expulsa a água para o sangue.
    e) utilização da água no metabolismo celular. 
  13. UFU - A figura a seguir ilustra várias situações da vida de uma célula vegetal. As letras X e Y mostram momentos em que a célula está murcha e túrgida, respectivamente.
    Analisando essa figura, pode-se afirmar que as seqüências 1, 2 e 3 representam respectivamente:
    a) 1-pressão de turgor; 2-pressão osmótica; 3-déficit de presão de turgor.
    b) 1-déficit de pressão de turgor; 2-pressão osmótica; 3-pressão de turgor.
    c) 1-pressão osmótica; 2-pressão de turgor; 3-déficit de pressão de turgor.
    d) 1-pressão de turgor; 2-déficit de pressão de turgor; 3-pressão osmótica. 
  14. UFC - A concentração osmótica dos fluidos corporais dos peixes ósseos marinhos é bem inferior àquela do ambiente. Estes animais são, portanto, reguladores hiposmóticos. Pergunta-se:
    a) Quais os problemas osmóticos e iônicos que esses animais enfrentam?  # Os problemas osmóticos são um influxo de íons e perda osmótica de água.
    b)Como eles resolvem esses problemas?
    # As estratégias disponíveis para os peixes ósseos são as seguintes:
    a. Redução no gradiente osmótico entre os fluidos corporais e o meio.
    b. Alteração na permeabilidade da superfície corporal
    c. Transporte ativo de íons para dentro e para fora do animal 
    d. Alteração na taxa do fluxo de urina 
  15. UFU - Nos vertebrados aquáticos, a concentração de sais no corpo mantém-se constante independente do meio, água doce ou salgada. Na figura a seguir são apresentados dois exemplos de regulação osmótica em duas espécies de peixes ósseos (a e b).
    Sobre a osmoregulação nas espécies em questão, analise as afirmativas a seguir:
    I - A pressão osmótica do ambiente em que vive a espécie (a) é menor que a do sangue do animal
    II - A pressão osmótica do ambiente em que vive a espécie (b) é maior que a do sangue do animal
    III - A espécie (a) vive no ambiente marinho e a espécie (b) é de água doce.
    IV - Os processos de excreção em (a) e absorção em (b) de sais, por células especiais das brânquias, são feitos por osmose.
    Marque a alternativa correta.
    a) Somente as afirmações I e III são corretas.
    b) Somente a afirmação III é correta.
    c) Somente as afirmações III e IV são corretas.
    d) Todas as afirmações são corretas. 
  16. UFF - Como os peixes ósseos de água doce, hipertônicos em relação ao meio ambiente, resolvem seus problemas osmóticos? # Como possuem tendência a ganhar água do meio por osmose, estes peixes eliminam urina muito diluída e abundante contendo sais minerais. Para compensar esta perda absorvem sais pelas brânquias. 
  17. UFF - A pressão sanguínea nos capilares é imprescindível para a saída de água para os tecidos. Essa saída leva gases e substâncias para as células adjacentes. No final do capilar, a pressão é baixa, mas a pressão osmótica do sangue é alta, e parte da água retorna aos capilares e à circulação sistêmica.
    Sabendo que nem todo o líquido que extravasa para os tecidos retorna ao capilar, podemos afirmar que o acúmulo de líquido nos tecidos é evitado pela
    a) ação de válvulas venosas, que impulsionam o sangue para o coração.
    b) drenagem dos líquidos intersticiais pelo sistema linfático.
    c) pressão hidrostática dos vasos, que é restabelecida no final do capilar.
    d) pressão osmótica dos tecidos, que expulsa a água para o sangue.
    e) utilização da água no metabolismo celular. 
  18. PUCMG - Interpretando a figura a seguir que representa a regulação da secreção e ações do hormônio antidiurético (ADH), assinale a afirmativa INCORRETA.

    a) A liberação de ADH no sangue estimula os rins a reterem mais água, diminuindo o volume urinário.
    b) A pressão osmótica elevada estimula a liberação de ADH e reduz a perda de água por transpiração.
    c) As arteríolas sofrem vasoconstrição, elevando a pressão arterial em resposta à liberação de ADH.
    d) Com a ingestão e absorção de grande quantidade de água, a pressão osmótica do plasma sanguíneo irá aumentar, inibindo a secreção de ADH.  
  19. UFF - Considere os grupos de animais:
    - o grupo (a), correspondente aos crustáceos que regulam a osmolaridade de seus líquidos corporais somente em uma faixa estreita de variações de osmolaridade do meio ambiente;
    - o grupo (b), correspondente à maioria dos invertebrados marinhos que estão em equilíbrio osmótico com o meio ambiente;
    - o grupo (c), correspondente aos vertebrados marinhos que regulam ativamente a osmolaridade de seus líquidos corporais.
    O gráfico, a seguir, representa a relação entre a osmolaridade dos líquidos corporais e a osmolaridade do meio ambiente em que se encontram estes três grupos de animais:
    A relação entre a osmolaridade do meio ambiente e a osmolaridade dos líquidos corporais dos animais correspondentes aos grupos (a), (b) e (c) está representada, respectivamente, pelas linhas indicadas por:
    a) III, II, I
    b) III, I, II
    c) II, I, III
    d) II, III, I
    e) I, II, III
  20. UFRJ - A variação da pressão osmótica do sangue de duas espécies de caranguejos é apresentada no gráfico a seguir.
    Qual dessas espécies regula a pressão osmótica do sangue? Justifique sua resposta.  # O caranguejo 1, pois sua concentração osmótica varia de modo diferente da pressão osmótica do meio, indicando que ele é capaz de controlá-la. 
  21. UFCE - As letras na figura abaixo representam o caminho percorrido pela água desde o solo até a atmosfera, passando pelo interior da planta. Considere as seguintes afirmativas:
    I. Num dia chuvoso, devido ao acúmulo de água em A, a pressão osmótica em B torna intensa a movimentação de água na forma de vapor, de C para D.
    II. Dado um solo em condições ótimas de armazenamento de água e dada uma atmosfera em boas condições de radiação solar, vento e umidade relativa, a água move-se, geralmente, na seguinte direção: A -> B -> C -> D.
    III. Em determinadas horas do dia, a transpiração das plantas torna-se tão intensa que a velocidade de movimentação da água do ponto A para o B é menor que a velocidade do ponto C para o D, ocasionando o fechamento dos estômatos.
    IV. O movimento da água de C para D dá-se na forma de vapor e é favorecido por condições atmosféricas brandas, como baixa radiação solar, baixas temperaturas, ausência de vento e alta umidade relativa do ar.
    Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras.
    a) I, III e IV.
    b) II e III.
    c) I, II e III.
    d) I e II.
    e) II e IV. 
  22. UFRN - Em um período de seca, um retirante caminhou por dois dias à procura de água, para matar sua sede.Durante esse período, ocorreu
    a) aumento da secreção de aldosterona, diminuindo a concentração de urina na bexiga.
    b) diminuição da permeabilidade dos túbulos renais à água, devido à maior concentração de proteína no sangue.
    c) diminuição da secreção do hormônio antidiurético na circulação, aumentando a reabsorção de água.
    d) aumento da pressão osmótica do plasma sanguíneo, devido ao aumento da concentração do sódio. 
  23. UNIRIO - Se um extrato fresco, proveniente de um macerado de tecido adrenal, for injetado em ratos anestesiados, constata-se um grande aumento de reabsorção de sódio pelos néfrons. Como consequência direta deve-se esperar que ocorra:
    a) a maior formação de urina.
    b) redução da reabsorção de água.
    c) diminuição da pressão arterial.
    d) aumento da pressão osmótica sanguínea.
    e) perda de solutos do sangue. 
  24. PUCMG - A seguir estão representados os néfrons renais de dois diferentes grupos de animais: à esquerda (A) o néfron típico de um rato e de uma baleia, e à direita (B), o néfron típico de um pato e de uma avestruz. A osmolaridade (pressão osmótica em mOsmol/kg) dos respectivos parênquimas renais está também indicada.

    Analise o esquema dado e assinale a afirmativa INCORRETA.
    a) A baleia e o rato absorvem mais água nos túbulos renais do que as aves representadas.
    b) O excreta nitrogenado das aves é menos solúvel que o excreta nitrogenado dos mamíferos.
    c) As aves perdem mais água em sua excreção nitrogenada do que os mamíferos.
    d) Não é apenas nos rins que as aves reabsorvem água da excreção nitrogenada. 
  25. UNIFESP - De forma geral, a água do mar exerce uma alta pressão osmótica sobre os organismos (cerca de 12atm) e a água doce exerce praticamente nenhuma. Os fluidos do corpo dos vertebrados exercem uma pressão osmótica de 30 a 40% daquela da água do mar, ocupando, portanto, uma posição intermediária. Considerando essas informações, em termos osmóticos, a tendência é: # C
  26. UFSCAR - Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo.
    Nesse transporte estão envolvidos 
    a) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
    b) elementos do floema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.
    c) elementos do parênquima, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica e forças de coesão.
    d) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
    e) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.
    Comentário: A ascensão da seiva bruta é feita através dos elementos de vaso e traqueídes (células condutoras do xilema), graças à sucção de copa e à coesão das moléculas de água no interior do tubo (teoria de Dixon). 
  27. UFPEL - Os vegetais vasculares apresentam diferentes tipos de tecidos: de revestimento, parênquimas, tecidos de sustentação, tecidos condutores e tecidos meristemáticos. Através do corte transversal de uma folha e observação no microscópio - conforme mostra o esquema representado na figura -, podemos observar diferentes tecidos e estruturas, como os estômatos, localizados na epiderme das folhas.

    Com base nos textos e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas.
    I. O estômato, representado pela letra "E", é responsável pelas trocas gasosas, sendo a sua abertura e fechamento influenciados por fatores ambientais, como a concentração de CO‚. Grande concentração de CO‚ no mesófilo da folha induz ao fechamento do estômato.
    II. Os parênquimas lacunoso (B) e paliçádico (C) encontram-se abaixo da epiderme e apresentam como função principal o acúmulo de reservas, sendo, portanto, também denominados de parênquimas de reserva.
    III. A epiderme (A e D) é um tecido de revestimento da folha que apresenta todas as células ricas em cloroplasto; apresenta também cutícula e hidatódios - estruturas especializadas em eliminar o excesso de água das plantas.
    IV. A entrada de íons potássio para o interior das células estomáticas (F) faz com que ocorra um aumento da pressão osmótica, o que promove a entrada de água nessas células, deixando-as túrgidas e promovendo a abertura do ostíolo (G).
    Estão corretas apenas as afirmativas
    a) I e IV.
    b) I e III.
    c) II e IV.
    d) II e III.
    e) I e II.